Poéticas periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana


Esse foi o primeiro livro de antologia poética da literatura periférica que li, li em pdf e em breve colocarei no blog para que vocês também tenham acesso. Alguns nomes quando li pela primeira vez reconheci, outros nomes na releitura que fui reconhecer como o nome de Amanda Quésia que conheci no livro O diferencial da favela: poesias e contos de quebrada. Isso só demonstra mais uma vez como essas iniciativas de produções são importantíssimas para a valorização dos jovens ou não tão jovens escritores e escritoras da periferia-favela-comunidade-quebrada.

Desde que li uma sensação ficou em mim decorrente da leitura de todos os poemas que posso resumir o livro em duas palavras – resistência preta – isso porque a nossa resistência tem cor sim, a nossa cor ancestral, a nossa cor de luta, a nossa cor de realeza e beleza, não digo dessa resistência que surgiu após a eleição, mas digo da resistência que o povo preto sempre soube, que herdamos dos nossos vindos de África e que aprendemos a utilizar desde pequenos para sobreviver e também viver.

Muitas poesias tocaram em um assunto comum, a chacina do cabula, uma demonstração de que a poesia é cura, luta e memória, pois por mais que o Estado e as mídias façam o seu trabalho de querer apagar esta chacina e a vida desses rapazes, nós estaremos sempre lembrando deles até após as nossas vidas, poesias escritas em livro são imortais, ficarão para a posteridade, a próxima geração quando ler vai perceber que nunca esquecemos dos nossos irmãos que tombaram pela força brutal do Estado que é a polícia.

Uma destas poesias me chamou muito a atenção porque diz todos os nomes dos rapazes, eu sempre falo da necessidade de dizermos os nossos nomes e sobrenomes e isso porque aprendi com a grande teórica Lélia Gonzalez. Uma vez fiz uma publicação e queria colocar os nomes dos rapazes, levei tanto tempo procurando na internet o nome deles, as reportagens, as publicações do facebook ou blogs reduziam sempre “Aos 12 do Cabula”, eles perderam não só a vida, mas suas historias, sua identidade, seus nomes, viraram além de uma estática, um número, o número 12, nós dizermos os nomes, relembrarmos as suas histórias é restituir o que o sistema de dominação tirou destes jovens e o que tenta tirar de nós todos os dias.

CABULA XII (Alex Bruno)

“Pela decisão dos anjos, e julgamentos dos santos. Excomungamos, expulsamos, execramos e mal dizemos” (Baruch de Espinosa)

Verdadeiramente maldito é o homem detido em sua arte diante do poder e do Estado. As suas fábricas infestam os nossos céus com suas cores artificiais. A vitrola em seu gabinete toca uma melódica de mentiras. Tupi, índio guarani, Angola, Guiné, Negros Bantos e os Orixás, AXÉ! A câmara de gás engolindo os olhos no holocausto. A ciência desenvolve armas para conter as mentes mais exacerbadas. A cura? Está na moeda! O governo recruta uma polícia especializada em disseminar uma doença racista.

Bala! E Fogo, comem carne preta! Adriano de Souza Guimarães, Agenor Vitalino dos Santos Neto, Bruno Pires do Nascimento, Caíque Bastos dos Santos, Évison Pereira dos Santos, Jeferson Pereira dos Santos, João Luís Pereira Rodrigues, Natanael de Jesus Costa, Ricardo Vilas Boas Silva, Rodrigo Martins Oliveira, Tiago Gomes das Virgens, Vitor Amorim de Araújo

Aos 12 mortos do Cabula! E por mais que vocês nos matem, eu renasço! Vejam nossas maternidades agora, estão cheias do choro da vida. Martin Luther King, Malcolm X! Meus heróis tombaram pela intolerância de seus Estados! O desatino da sucessão de novidades vazias, não varrerá da história o que foi escrito com sangue...

No livro as poesias tratam de inúmeros assuntos, do empoderamento da mulher negra, da estética, do auto amor, do despertar das memórias, da ancestralidade, de estar na universidade, do novembro negro, do não reconhecimento desse modelo de sistema como única solução, da força policial... são muitos temas que podem ser lidos por jovens negros de outros lugares do Brasil e estes se reconhecer, pois sabemos que não são tratamentos apenas com os negros daqui de Salvador, porém aqui tem um peso maior, somos a cidade mais negra fora de África que mais mata preto, onde somos maioria em pessoas e na estática de assassinatos, mas estamos sempre em minoria nos espaços, nos lugares de poder, na universidade...

O livro tem algo de bem legal que coloca a biografia de cada escritor e escritora em baixo da poesia, achei bem legal esse tipo de arrumação do livro, assim como o “Prefaciando as poesias periféricas” que se coloca e se apresenta de uma forma completamente diferente do que vemos em outros livros, além de se colocar de forma diferente ele se reconhece e valoriza este tipo de apresentação que não poderia ter sido melhor:

“Livro de poesia preta escrito por dedos marcados da sobrevivência negra, fogo cruzado entre a mente e a caneta, o livro é a favela, cada linha é um gueto; poesia de preto não é igual a soneto, serei teu guia, te levarei segura(o), até a 150 e te trarei com vida, com algumas lesões e reflexões acerca das feridas que estarão abertas a cada palavra lida. Chega de baratino, entre que eu vou te apresentar o livro”

Todas as poesias do livro nos refletem, é a nossa voz que está escrita, leia atentamente cada uma e prestigie os e as nossas irmãs, divulgue, indique, presentei, seja uma multiplicadora das nossas Escrevivências.

Termino esta resenha utilizando mais uma vez as palavras do poeta Geilson dos Reis “Prefaciando as poesias periféricas”:

“Imbricada nas interfaces das vivências que interseccionam corpos de pretas e pretos das favelas de Salvador, coletivos de poesia, poetas e poetas das periferias que resistem e existem, denunciam e reagem à violência do racismo, do machismo, e todas as fobias. Do genocídio e do feminicídio gratuito do Estado brasileiro contra os corpos de mulheres e homens negras(os)... espero que tenham gostado do passeio e leiam por mais de uma vez esses poemas de gueto dos territórios negros. Ubuntu”

Comentários

  1. Cuidadosa e respeitosa leitura, delicada e muito linda.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha! Só uma correção: o nome do prefaciador é Geílson dos Reis. Para mim, este, juntamente com contemporaneidades Periféricas são os livros de 2018. Vale ressaltar também o trabalho primoroso de Valdeck Almeida de Jesus como organizador.

    ResponderExcluir
  3. E que mais trabalhos venham juntar-se em nós, por nós e para nós. Porque é isso que nós somos, extensão d cada EU em todos NÓS. Obrigado, irmã! Umuntu Ngmuntu Ngabantu (Uma pessoa só é uma pessoa através de outra pessoa)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras