Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Nesse mês de abril temos duas datas importantes para a literatura infantil, 2 de abril - Dia Internacional do Livro Infantil e 18 de abril - Dia Nacional do Livro Infantil, ambas as datas são em homenagens a homens e nem preciso dizer que são homens brancos, pra mim o dia 18 de abril é o pior porque homenageia o racista escritor Monteiro Lobato. Se vocês são pessoas que tem uma percepção racial sobre as situações já deve ter percebido que todas as datas consideradas importantes são sempre em homenagens a homens brancos, sempre esse mais do mesmo. Hoje não vou me prender na explicação das datas, decidi ir além, criei uma lista com 5 nomes de escritores e escritoras baianas presentes na literatura negra infantil. Muitos dos livros já têm a resenha aqui no blog, então vocês podem conferir a lista e também as resenhas.

Ano passado (2018) li o livro Luana e as sementes de Zumbi do escritor Aroldo Macedo, esse foi o primeiro livro que eu li de literatura infantil que a protagonista era uma garota negra, a representatividade da literatura negra infantil chegou muito tarde pra mim, desde então eu fico imaginando como eu poderia ter me olhado de forma diferente naquele tempo se tivesse acesso a essa literatura, a minha autoestima seria construída enxergando o negro como lindo, acredito que muitas coisas na minha caminhada poderia ter sido diferente.  

Uma vez a escola que estudava quando criança trabalhou com o livro Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado, nunca gostei desse livro, mas naquela época não sabia explicar o porquê não gostava dessa obra, não vou delongar explicações nessa parte porque esse não é o objetivo desta publicação, mas resumo dizendo que o livro apresenta padrões estereotipados da mulher negra tanto para a mãe quanto para a criança, debruça o olhar apenas para a beleza, e o coelho se encanta somente por esse atrativo da beleza da garotinha negra, além de passar uma mensagem positiva da mestiçagem. 

Uma criança que lê esse livro vai enxergar a mulher negra apenas como um objeto de desejo, ela vai crescendo e se depara com a personagem carnavalesca de passista de escola de samba, no qual o corpo da mulher negra é valorizado, esse tipo de livro com essas outras caracterizações racistas só reforçam um estereótipo que tanto queremos quebrar, o da mulata exportação ou a cor do pecado, a mulher negra que tanto preenche os livro de Jorge Amado, não precisamos de mais livros com essa mensagem, por isso se faz necessário a valorização e contribuição para a literatura negra infantil que faz o trabalho de recontar a nossa história a partir de nossas próprias mãos.

Os livros de literatura negra infantil que já li apresentam um ponto em comum que acho essencial para a construção positiva do nosso povo - a família, todos os livros têm famílias afrocentradas que se amam e assim ajudam para um crescimento cheio de empoderamento da criança. Vocês conseguem imaginar o quanto isso é grandioso para uma criança negra?? Uma criança perceber que homens e mulheres negras podem se amar, construir famílias e ter uma vida feliz é algo que foge completamente dos padrões estabelecidos pela branquitude.

Essa valorização do casal negro é completamente diferente do que vemos na grande mídia, normalmente presenciamos casais inter-raciais, onde vemos a mulher negra sendo feliz somente com o homem branco, e as poucas exceções de casais negros são representações de estereótipos de famílias desestruturadas, o pai é alcoólatra ou usuário de drogas ou moram na favela ou tem violência doméstica ou tem todas essas características juntas, as crianças negras vendo essa imagem cresce acreditando que o amor entre os nossos não é possível e isso vai refletir nas escolhas que são feitas na vida real.

Muitos dos livros que tive a oportunidade de ler são de homens e mulheres baianas, isso também contribuiu para que eu fizesse essa lista com 5 nomes de escritoras e escritores negros baianos da literatura negra infantil. Todos os escritores também apresentam outras publicações, mas vamos tentar focar exclusivamente na literatura infantil.

Cada escritor e escritora apresenta o seu modo de escrever, levanta inúmeras questões e isso só demonstra como nós somos diversos, como nossas vivências são múltiplas, Davi Nunes traz a demarcação territorial colocando a pequena Bucala como integrante e pertencente a um quilombo, Marcos Cajé nos leva para África, com histórias em aldeias em países como a Nigéria, Cássia Valle reforça a ideia da preservação das nossas memórias por meio dos museus, Ana Fátima escreve sobre a afetividade entre mãe e filho, Lívia Natália revela de forma poética para uma criança o candomblé. 

Espero que gostem da lista:

1- Lívia Natália

Lívia Maria Natália de Souza Santos é graduada em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Mestra e Doutora em Literatura (UFBA), professora de Teoria da Literatura na UFBA. É do signo de Capricórnio e candomblecista, Filha de Osun. Seu livro infantil é As férias fantásticas de Lili lançado pela Ciclo Contínuo em 2018. A escritora é poeta e tem 5 livros de poesias publicados, são eles: Água negra; Correntezas e outros estudos marinhos; Água negra e outras águas; Dia bonito pra chover; Sobejos do mar.



2- Ana Fátima

Ana Fátima Cruz dos Santos é Graduada em Letras Vernáculas, Especialista em Docência do Ensino Superior com Ênfase em Ensino a Distância, Mestra em Crítica Cultural. Publicou nas antologias: Cadernos Negros, Prêmio São Francisco Xavier e Mulher Poesia. Seu livro infantil é As tranças de minha mãe publicado em 2018, agora em abril a escritora lança o seu segundo livro infantil Makeba vai à escola pela editora Cogito.



3- Cássia Valle

É museóloga, atriz, produtora cultural, professora, historiadora psicopedagoga, Mestra em Preservação e Patrimônio Cultural. Os seus livros de literatura infantil são: Calu: uma menina cheia de histórias lançado em 2017 pela editora Malê e Bloquinho de poemas e canções da Calu lançado em 2019.

 


4- Marcos Cajé

Antonio Marcos dos Santos Cajé é Licenciado em Filosofia, Especialista em Docência do Ensino Superior, Mestre em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas. Os seus livros de literatura infantil são: Zula, a princesa guerreira; lgbo e as princesas; Amali e sua história, também tem o livro Afrocontos: ler e ouvir para transformar.




5- Davi Nunes

Davi Nunes dos Reis é graduado em letras vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Literatura, poeta, contista, roteirista, professor de literatura e língua portuguesa. É do signo Leão, candomblecista e torce pro time Bahia. O seu livro infantil é Bucala a pequena princesa do quilombo do cabula, publicado em 2015. O escritor publicou em 2018 o seu segundo livro pela editora Segundo Selo - Zanga.

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras