Kali e a cabaça


O livro Kali chegou pra mim em um momento muito especial, no ano em que desejo muito ler e resenhar histórias de escritores africanos. O autor dessa obra prima é Naka, nascido em Guine Bissau em 1955 e que atualmente mora aqui em Salvador, na minha querida terra Salvador.

As ilustrações em livros infantis sempre me chamam muito a atenção, em especial nos livros de escritores negros, pois ver crianças e famílias negras sendo ilustradas nos livros infantis é de reconfortar o coração, saber que as crianças hoje em dia podem desfrutar da representatividade na própria infância é lindo demais, algo que infelizmente não tive acesso na minha infância.

No livro Kali as ilustrações foram feitas pelo autor, isso porque Naka é também artista plástico, a sensação durante todo o livro é de que estou em uma exposição com todas as telas pintadas pelo próprio escritor, me senti em uma enorme galeria, pude vivenciar a experiência visual do livro de uma forma belíssima.

Além dessa experiência incrível a história nos apresenta algo novo, Naka colocou em um livro infantil um menino como protagonista, o pequeno Kali é um órfão que vive sozinho e passa sua vida caminhado, descobrindo tanta coisa e também ensinando.

Em um determinado momento Kali se vê em uma situação que não consegue achar a solução, então decide ir atrás de um velho sábio para obter respostas, aqui vemos como mais uma vez a literatura negra e africana ressalta a importância de nos debruçarmos frente a sabedoria dos nossos mais velhos.

Acompanhamos a trajetória de Kali até o velho sábio e vamos aprendendo um pouco mais em cada aldeia que Kali passa, até que por fim com a ajuda do velho sábio o próprio Kali acaba descobrindo a solução e compartilhando sua experiência com todos.

Recomendo demais que conheçam essa linda obra, tanto pelas ilustrações quanto pela história, conheçam também o escritor que é multitalentoso, acrescento que Naka também é cantor e músico, é um artista completo que devemos muito apreciar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente