lundu de tatiana nascimento da padê editorial


Li o livro lundu em pdf para poder participar do encontro do Lendo Mulheres Negras, a própria escritora disponibilizou o livro em pdf, minha felicidade foi tanta que li de uma vez o livro, fiquei encantada com cada poema, foram poemas exclusivos, sim exclusivos de tatiana nascimento, eu já tinha lido os maravilhosos poemas de outras escritoras negras, os poemas do Cadernos Negros que tem uma enorme variedade de estilo de escrita e temas abordados, mas os do livro lundu foram uma fantástica surpresa, são os exclusivos poemas de tatiana nascimento.

Infelizmente não pude participar do encontro do Lendo Mulheres Negras para o diálogo deste livro, teve a greve dos caminhoneiros e por isso a data foi alterada e acabou chocando com outra atividade que eu estava fazendo, enfim foi bem triste não ter participado porque adoraria poder ouvi outras pessoas falando sobre a experiência de ter lido lundu.

Eu sou fonoaudióloga e durante a graduação estudei Marcos Bagno um teórico que aborda a linguista de um modo que me agrada, ele pauta principalmente sobre o preconceito linguístico, sendo assim eu sempre caminhei por essa linha de pensamento, atualmente trabalho e faço pós na área da linguagem e continuo acreditando e tentando realizar uma prática de saúde que não reproduza o preconceito linguístico.

Poder ler os poemas de tatiana nascimento foi uma experiência única porque pude ver algo que estudo e realizo na minha vida acadêmica e profissional presente na literatura negra e logo no campo da escrita do poema.

A poesia sempre me pareceu inacessível, era como se fosse algo muito rebuscado com sua linguagem muito sofisticada, então achava muito elitista, achava que era coisa só de branco, despois que me permiti ler poemas de escritoras negras esse pensamento e o meu sentir para com os poemas mudaram, passei a me reconhecer nas linhas do que lia. Ao ler lundu esse reconhecimento foi além, além de ver em cada palavra uma mulher negra, me reconheci na ideia que acredito da linguagem e isso foi de um conforto tamanho pra mim.

O modo que o poema é disposto no papel do livro também é algo que chama a atenção, ele começa lá no rodapé, em determinados momento ocupa a folha inteira e outras você precisa virar o livro, no meu caso o celular, porque o poema está deitado na folha, e quando vai finalizando ele está lá em cima, na parte superior da página. Os poemas também não aprecem na formatação de justificado, sabe aquela regrinha bem chata da ABNT de sempre justificar o texto?!, pois em lundu isso não existe, ele fica alinhado à esquerda, algumas vezes centralizado, ou alinhado à direita.

tatiana nascimento aborda temas como genocídio do povo preto, amor lésbico e muitos outros, mas como o meu lado profissional falou mais alto quando li o livro, o poema que mais me chamou a atenção foi:
dos anais da psiquiatria,

maus agouros
nos auspícios dos
 hospícios
auscultando os suplícios
diastosísclicos
 taquicardíacos
nos peitos olorosos
nos plexos bolorentos
 o complexo psiquiadentro
vai
temço y nada
holístico
fragmentar corpo em pedacílios
CÍDicos
ou cistos
nas púpilas das "as normalias"
 y suas pestanas pegajosas
ou um cisco
 no ferrolho do seu cu
lto acerebral:
lobotominha rima com monogaminha,
mas mesmo assim so
 l
num faz ser/tão.

A posição deste poema é o mesmo que eu acredito e tomo na minha vida, da desconstrução de uma saúde hospitalocêntrica, patologizante, medicalizante. Desde a graduação sempre pautei uma prática de saúde humanizada que não observasse apenas a patologia transformando pacientes em DSM e CID, eu particularmente discordo de muitos transtornos e síndromes que existe e levo isso para a minha prática de saúde, outras (os) profissionais também fazem o mesmo e poder saber que não estamos sozinhas é muito importante, ler este poema me fez ter vontade de mostrar pra toda estudante da área da saúde e profissionais do meu trabalho para que fosse possível a produção de alguma reflexão.

Finalizo reafirmando que ler lundu foi exclusivo, muito especial e maravilhoso, foi um alivio para a alma da profissional preta que acredita em algumas ideias que vão na contramão da lógica padronizadora, que se alicerça no capitalismo, racismo, machismo e lgbtfobia. Conheçam o livro, a produção da editora Padê Editorial e a escritora tatiana nascimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente