O que acontece quando um homem cai do céu

 

O livro contém 12 contos, são 12 histórias com tanta riqueza de elementos e detalhes que te levam a mergulhar fundo em cada personagem acreditando piamente que está lendo um único romance e não contos em poucas páginas descritas, Lesley Arimah me fez várias vezes ter a sensação de que estava lendo a própria Conceição Evaristo pela natureza dos seus contos.

São contos completamente diferentes um do outro, cada qual com seus personagens complexos fugindo da falsa dicotomia do personagem bonzinho ou vilão, são pesagens reais que podem muito bem ser eu ou você envolto nos nossos dilemas, problemas, desamores, saudades e tudo o que nos permeia.

Os contos acontecem em África e em algumas situações Lesley também aborda sobre a imigração, algo que muito acontece e também é abordado por outras escritoras africanas como Chimamanda.

Inclusive isso foi algo que me deixou bastante curiosa, Lesley não nasceu em África, ela nasceu e cresceu no Reino Unido, tem descendência africana e morou por um bom período na Nigéria, acredito que isso a fez mergulhar na cultura Nigeriana, e assim torna-se uma contadora de histórias falando sobre África, sobre a Nigéria, sobre o nosso povo.

Todas as suas histórias as protagonistas são mulheres, mais uma vez lembro de Conceição Evaristo em Olhos D’água, em Insubmissas lágrimas de mulheres e em outras obras também. Essas mulheres nos cativam de tal forma que quando percebemos que mudou de conto quero voltar e saber mais sobre o que pode acontecer na sua vida.

O conto que dá título ao livro é uma das histórias mais eletrizantes, é possível fazer diversas leituras sobre esse conto, mas me vinha a cabeça um dos contos do livro Olhos D’água que se chama “O Cooper de Cida”, sabe aquelas pessoas que querem dar conta de tudo, mas nunca dão conta de si mesmos? Pois bem, foi essa a sensação que esse conto transmitiu.

Cada conto é tão intrigante que consegui ler bem rápido o livro, mas dou uma dica para vocês, não leiam tão rápido, esses é daqueles livros que precisamos reler várias vezes até conseguir capturar tudo o que a escritora quer nos comunicar.

Bom, eu super recomendo o livro para quem quer conhecer mais uma escritora negra, conhecer sobre a literatura negra africana e quem gosta de contos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras