Infiltrado na klan

 

Já tinha assistido ao filme Infiltrado na klan no cinema, ao ler o livro foi uma experiência completamente diferente. O filme é incrível e indico que assistam também. Ao ler o livro percebe-se as diferenças que foram colocadas no filme.

Um dos pontos principais na diferença é que o livro não tem tanta ação quanto o filme, no livro Ron traz muitos aspectos conceituais da atuação policial, do dia a dia como um policial infiltrado, o bom do livro acredito que é isso, nos apresenta detalhes que não conseguem ser passado no filme.

Ron tinha vontade de ser professor de educação física, mas nas condições que ele tinha aos 19 anos optou por se tornar cadete e foi construindo sua carreira de grande prestigio dentro da polícia, tornando-se uma referência no que se refere a Klan e ao mundo do gangsta rap.

Antes de tudo Ron é um policial, antes e ser homem Ron é um policial, antes de ser negro Ron é um policial. Ron fala sobre sua experiência de quando criança vendo a luta pelos direitos civis, mas ele não é ligado as questões civis ou raciais, fica um pouco explicito quando ele vai disfarçado ouvir o discurso de Stokely, mas não é algo que rege a sua vida e seus princípios.

Por isso, antes de tudo Ron Stallworth é um policial.

O livro também apresenta muito como foi pra Ron em quase todas as situações ser o primeiro ou um dos primeiros policias negros, ele também procura mostrar de forma mais geral essa questão, no final do livro ele apresenta a quantidade de pessoas negras, homens e mulheres, que ingressaram na DPCS.

Uma das grandes questões que ficou pra mim quando acabei a leitura foi saber porque o seu superior quis acabar com a investigação na Klan, não me convenceu a explicação do medo da retaliação publica da comunidade, ainda bem que Ron foi muito mais inteligente que seu superior e guardou boa parte do arquivo nos dando a oportunidade de hoje conhecer a sua história.

Eu particularmente não acredito que um policial negro consciente e envolvido com causas raciais consiga prestar um bom serviço para a instituição que trabalha, pra mim polícia e raça são antagônicos, acho que sou um pouco dos grupos de pessoas negras mais radicais que Ron não gostava rsrs

Ron desempenhou um excelente trabalho como policial, contribuiu e muito com sua investigação na Klan, cumpriu seu papel de homem negro dentro da polícia até onde conseguiu e ir e até onde ele acreditava, ou seja, a sua carreia foi coerente e dentro dos conformes.

A atuação de Ron não me surpreendeu, mas também não me decepcionou, estou dizendo isso com base na leitura do livro, porque pelo filme UAUUU! sua atuação enquanto policial foi incrível, ainda mais tendo o seu romance afrocentrado

Uma sugestão que dou é, primeiro assista o filme e só depois leia o livro, essa vai ser a melhor sequência, se fizer o contrário é bem capaz de ficar chateado por mudarem muitas questões abordadas no livro rsrs olha que estou te avisando, não vai ser culpa minha heim rsrs

O livro é bom, o filme é bom, só cabe a nós leitores e telespectadores apreciarmos essas duas grandes obras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente