Que saudade da minha vó

 

Pense num livro muito lindo, pois bem é o livro Que saudade da minha vó, até agora me pergunto como a escritora conseguiu abordar de forma suave um assunto tão complexo, ainda mais para o público infantil.

Bom o assunto em questão é o luto, esse momento-sentimento, que todos já passaram um dia e que ainda assim é quase que um tabu na sociedade, visto como o fim da caminhada pela cultura ocidental, mas não pelas culturas africanas, vimos isso em alta ano passado quando Chadwick faleceu e todos relembraram uma fala do personagem Pantera Negra que diz para a Viúva Negra “na minha cultura a morte não é o fim”.

No livro o falecimento é da vó, algo que de certa forma já esperamos devido o processo de envelhecimento, mas que apesar disso ninguém nunca vai estar preparado para esse momento, principalmente os filhos da vó, vemos isso no trecho do livro que o protagonista diz “Acho que mamãe também sente falta da Vó e não sabe bem dizer”.

A inocência de não ter a compreensão do falecimento da vó faz o neto produzir as lembranças da vó de forma lúdica e bem infantil, afinal qual criança não pintou as paredes da casa rsrsrs eu inclusive recomendo para os pais dos meus pacientes, quando é muito pequenino o paciente, deixa ele pintar e riscar as paredes depois vocês junto com ele limpam, isso também é desenvolvimento, é terapia.

As lembranças da vó que o personagem vai mostrando durante a história me fez lembrar das vivências compartilhadas com minha vó, da bença, dos cafés da manhã super reforçado porque pra ela eu sempre estava muito magrinha e precisa comer, mesmo sendo bem gordinha rsrs também me fez lembrar de como com ela eu podia correr livremente sem medo de cair e sem ter alguém me gritando “Menina vai cair”, de como ela dava dinheiro pra comprar bala, mas tinha os momentos de tensão, enquanto ela cochilava no sofá eu que tivesse a ousadia de mudar de canal ai ai ai! Aí era confusão na certa rsrsrs

O livro proporcionou um reencontro com minha vó que com certeza agora está bem feliz lá no Orum.

Enquanto lia também fiquei pensando em como é possível adaptar essa história para o momento que vivemos de pandemia, por serem mais vulneráveis o isolamento pra os idosos foi mais pesado, muitos ficaram longe dos filhos, netos, bisnetos e com isso a saudade aumentou pra todo mundo, muitos netos e bisnetos deve ter passado por esse momento de sentir uma enorme saudade da vó e relembrar dos momentos que passaram juntos.

Além dessa linda história, os desenhos apresentados foram de outra lindeza enorme, um presente para todos os leitores, super recomendo que leiam Que saudade da minha vó.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente