Que cabelo é esse, Bela?

 

A história de Bela me fez lembrar da minha história com o meu cabelo, a grande diferença é que não lembro de ter achado meu cabelo bonito ou que brilhava antes de começar a usar química, essa parte me impressionou, esse momento antes da química, antes de alisar, tentei e forcei minhas lembranças e nada, é como se minha história com o meu cabelo já começasse não gostando dele.

“- Bela, sua cabeça está brilhando! Alguém gritou.” A percepção dos seus amigos fez Bela reconhecer que o seu cabelo tem o poder de brilhar, mais tarde vamos ver que é esse afeto da amizade entre as crianças que vai fazer Bela reviver esse reconhecimento e a sua conexão com o seu poder.

Da mesma forma que existem pessoas que elogiam e valorizam a nossa beleza, existem as pessoas que vão destilar seu racismo e preconceito, vão comentar sobre o cabelo, sobre a cor da pele, sobre a roupa, já dizia Caetano e Gil “É que Narciso acha feio o que não é espelho”, e foi assim que Bela passou a alisar o cabelo, perdendo o brilho e deixando de estar com seus amigos.

Além dos amigos outra pessoa fundamental para Bela é a sua mãe, ao compartilhar com a filha sobre o poder do cabelo de forma ancestral, mostrando sua própria história que também faz parte da história de Bela, contribui de forma significativa para a reconexão de Bela e seu poder do brilho no cabelo.

Aqui ressalto a importância das mães e pais dialogarem abertamente com seus filhos sobre tais questões, sobre a valorização da estética, sobre racismo, sobre representatividade e empoderamento, é preciso preparar os nossos pequenos para tais situações de dor e para que estes enfrentem, resistam e continuem com seu poder independe da maldade que existe.

A história mostra de forma linda como essa rede de apoio, amigos e mãe, foram significativos para que Bela tomasse a decisão “- Mãe, vou voltar a brilhar!”.

Que cabelo é esse, Bela? É um livro que super recomendo pela linda e forte história, e também pelas maravilhosas ilustrações, em especial os desenhos de Bela com seu cabelo brilhando e brincando com seus amigos, pra mim forma as mais lindas representações do poder do nosso cabelo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente