Ainda Solama

 

Uma das maiores alegrias desse projeto Uma Leitora Negra é poder conhecer pessoas incríveis como o escritor Bruno Oliveira. Bruno entrou em contato comigo para poder resenhar seu livro, recebi, já li, mas levei um bom tempo pra poder escrever essa resenha, comuniquei ao escritor da demora e ele foi super compreensivo, afinal estamos morando no Brasil né e convenhamos ninguém está bem, ainda mais as pessoas negras.

Apesar do tempo lembro da história do livro como se tivesse acabado de ler, ainda consigo sentir as dores e lembranças de Doroteia, que inclusive não gosta do seu nome, mas entendemos o porquê de sua mãe ter lhe chamado assim, você vai precisar ler o livro pra saber também heim rsrs

Algo que achei muito interessante foi o fato da escrita de Bruno ser igual a que ele usou no bate papo pelo instagram comigo, isso aproxima ainda mais o leitor da história, parece que estamos realmente inseridos no livro, como se a Doroteia fosse alguma versão de nós, e talvez seja mesmo a versão de algumas mulheres negras.

Durante a leitura fiquei pensando em como a ascensão socioeconômica pode ser cruel com as pessoas pretas enquanto este modelo vigente for dominado pela branquitude. Doroteia vive sendo atormentada pelas lembranças do passado, por ter crescido socialmente, mas não ver os seus na mesma situação a atormenta, pois parece que a sua arte e luta não contribuem para nada.

Apesar desse sentimento, Doroteia nos mostra algo de muito valor, sobre lutar pelo seu próprio sonho, não é qualquer um que desiste da faculdade de direito e vai fazer outro curso, além disso tem a sua força pela sobrevivência, não me entendam mal, não estou romantizando o sofrimento, mas falo sobre como nós mulheres negras conseguimos ressignificar a dor e ainda estar em coletivo com os nossos, óbvio que para isso precisamos de ajuda tanto de profissionais e digo psicoterapia quanto da rede de apoio.

A temática racial é o assunto principal, mas outras nuances tomam conta da história e cativam a nossa atenção, como a relação de Doroteia e o ex marido, assim o escritor nos leva para o fim estarrecedor que eu jamais iria imaginar , confesso que estou em choque até agora, ainda não superei... Ahh se contar mais acabo revelando tudo rsrs

Recomendo que conheçam o escritor Bruno Oliveira e a sua obra ainda solama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Brincando de antigamente