Despertar (Vol. 1) - Xenogênese

 

O que você faria se fosse raptada por extras terrestres?

Bom, eu entraria em desespero, me recusaria a dar informações e colaborar com os meus raptores, sofreria com isso e bem provável em algum momento iria ceder. Isso aconteceu com muitos que foram despertados pelos Oankalis, em especial acompanhamos o percurso de Lilith quando é despertada para liderar um grupo que retornará para a Terra.

Eu achei muito interessante a escolha do nome Lilith, pois passa realmente a sensação dela ter sido escolhida para ser a primeira mãe e que logo depois foi renegada, pensando em uma perspectiva cristã ocidental, assim como a escolha do nome Essun na trilogia A terra partida da escritora J. K. Jemisin, que foi significativo para a história, mas pensando em uma perspectiva das religiões afro-brasileiras.

Enquanto estava sozinha sendo a única humana Lilith passou a confiar nos Oankalis, mas sempre pensava em fugir quando estivesse novamente na Terra, só quando despertou o primeiro grupo de humanos que ela passou a voltar a se questionar se realmente estava fora da Terra e qual a sua verdadeira função para os raptores, questionamentos esses que com a convivência e acolhimento em uma família Oankali a fez deixar de pensar e somente aceitar e ainda colaborar.

Um dos aspectos que mais gostei da narrativa foi o cuidado de não produzir o maniqueísmo, todos os humanos que aceitaram ficar do lado de Lilith, os que se rebelaram e ficaram contra Lilith e os Oankalis, todos eles não foram descritos e apresentados como sendo os bonzinhos e os vilões. Não estou dizendo que isso justifica as ações que ocorreram como assassinato ou a tentativa de estupro, mas foi possibilitado olhar para tais ações de outro ângulo, e ainda assim ser contra tais violências.

Os questionamentos de Lilith consegue formar uma personagem muito humana, bem próximo de nós mesmos, ter dúvidas sobre o que fazer, o caminho a seguir, as incertezas, o pensar em desistir, sentimentos e ações que muitas das vezes somos proibidos de sentir em uma sociedade normativa e que exalta a meritocracia, onde você precisa ser forte, trabalhar, e sempre estar feliz, quando essas vulnerabilidades são apresentadas socialmente a pessoa é considerada fraca, insegura, incapaz, apresentar isso em uma personagem principal possibilita uma conexão muito maior com o público leitor.

Tudo o que trouxe é somente o início da história, muitos fatos não posso contar para não perder a emoção durante a sua leitura. Despertar é o primeiro volume da trilogia Xenogênese, assim como a trilogia A terra partida de N. K. Jemisin, cada mês vai ter a resenha de um dos volumes. Esse primeiro volume terminou com dois grandes acontecimentos e com também duas grandes missões pra Lilith, o que provoca no leitor a maior vontade de continuar a ler a trilogia. Eu estou super ansiosa pela continuação, então fiquem por aí que logo voltamos com a resenha do segundo volume.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras