Cadernos Negros Volume 38 Contos Afro-Brasileiros


"Cadernos Negros 38: um instrumento para ser utilizado no nosso dia a dia. Instrumento magnífico, pois tem em cada palavra escrita a presença da nossa ancestralidade, e a cada leitura esses ancestrais se erguem e se perpetuam em nosso pensamento consciente. Não é só mais uma obra, e sim a obra que reflete o esforço secular de um povo que, unido no espírito coletivo, vem mostrar mais uma vez a história da resistência do negro no Brasil." (Iêda Leal - Orelha do livro)

Bom, esse é o segundo exemplar dos livros Cadernos Negros que leio, e dessa vez não tive contos preferidos, o livro como um todo me prendeu, me encantou. Normalmente quando leio livros de contos ou poesias sempre tem alguns que me identifico mais e nas resenhas acabo falando deles, mas dessa vez foi diferente, fiquei pensando como faria essa resenha se não consegui eleger um conto preferido, mas aí pensei "Vou é falar do livro todo" kkkk

Então vamos começar, Cadernos Negros teve sua primeira publicação em 1978, neste volume o livro tinha a participação de oito poetas, o Cadernos Negros é lançado um por ano, sempre alternando poemas e contos, aqui devo confessar que estou dando preferência aos Cadernos Negros de contos kkkk, vários escritores e escritoras de diversos estados do Brasil tem suas obras publicadas nos Cadernos Negros, por exemplo, no Cadernos Negros Volume 30 tem um conto de Conceição Evaristo que também está publicado no seu livro Olhos D’agua.

Os Cadernos Negros têm sua organização e editoração a cargo do Quilombhoje (que também se encarrega do lançamento e distribuição), o grupo arca com parte dos recursos e outra parte é dividida pelos autores participantes, num processo cooperativo que tem permitindo superar as barreiras impostas pelo mercado. Recentes volumes foram feitos em co-edição com uma editora. (Trecho retirado do site Quilombhoje disponível nas referências)

Quando peguei o livro fui logo pro final ver as fotos e saber quem eram as escritoras e escritores, reconheci alguns rostos e fiquei bem feliz, muitas são as escritoras Baianas e que participaram de um dos encontros do Lendo Mulheres Negras na edição Escritoras Baianas no Cadernos Negros, as escritoras são: Hildália Fernandes, Ana Fátima, Fátima Trinchão, outra escritora que já conhecia foi Cristiane Sobral, e aqui quero relatar que tem um escritor que conheci por causa dos Cadernos Negros e me despertou uma vontade enorme de ler outras obras suas, é o escritor Luiz Silva que usa o pseudônimo Cuti, leiam Cuti.

A maioria dos contos do livro são contos com uma abordagem bastante forte e uma escrita direta, talvez por isso eu tenha tido certa dificuldade de eleger algum como preferência, o livro parecia ser continuo, os contos conversavam entre si, era quase imperceptível que eram contos separados, estavam interligados nos relatos das dores, das descobertas e redescobertas, nas lutas, nas vitórias e nos amores. Óbvio que cada escritor e escritora tem o seu modo de escrever e isso podemos identificar, inclusive umas das escritas que me chamou a atenção foi de Hildália Fernandes que durante todo o conto conversa com a leitora ou leitor, me lembrou bastante o modo de Machado de Assis e Carolina Maria de Jesus.

Só uma curiosidade sobre o livro: os contos são dispostos em ordem alfabética dos nomes das (os) escritoras (es).

Quero falar também que muito me alimenta a orelha do livro, sinopse e os textos de boas-vindas dos livros Cadernos Negros, já consigo perceber e sentir todo o poder da literatura negra nesses textos que são a entrada e que nos preparam para o banquete que são todos os contos. Pra mim a sobremesa são as fotos das escritoras e escritores e suas biografias, mas como sou bem ousada como toda a sobremesa antes de tudo kkkkk

Esse livro peguei na Biblioteca Central, e na resenha do Cadernos Negros Volume 30 Contos Afro-Brasileiros tem a lista dos volumes disponíveis nas bibliotecas de Salvador. Boa leitura e vá a biblioteca!





Referência:

Quilombhoje Literatura afro contemporânea. Disponível em: <http://www.quilombhoje.com.br/cadernosnegros/historicocadernosnegros.htm>

Comentários

  1. esse é meu livro favorito pq tem o conto relicário de hildalia fernandes, minha escritora também favorita! ganhei o exemplar de suas mãos autografado. adorei a resenha!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras