O Semelhante - Poesias de Elisa para mim

“Este meu livro, O Semelhante vem, na verdade, do fato de eu viver hoje entre um recital e outro por esse Brasil. Dizendo esses versos. Conversando eles. Minha atriz empresta à palavra sua força de nascida, de porque foi evocada. Me ajuda a tocar a diversificada orquestra das intenções. Para que possa servir à poesia. Estar à sua mercê, de tanto o público reclamar do vento ligeiro desse dizer; das escapulidas da palavra dita, de querer ir embora com elas, sabe Deus para onde” (Elisa Lucinda - Respeitável Público)

Termino mais um livro de Elisa Lucinda e fico extremamente feliz por ter ouvido cada palavra dessa escritora. Palavras oras fortes, oras de consolo, ditas para nós, as mulheres negras, Elisa fez suas poesias para um determinado público, ela não fez essas poesias para todo mundo, foram feitas para mim, foram feitas para nós manas.

O livro segue tal ordem: 1- A cada dia seu verso; 2- O amor de dadá das águas; 3- Planeta v’entre e consagração da criatura; 4- Descobrimento de Brasis; 5- Deus, o cara.

Como sou bem organizada me encantei por essa divisão e como ela foi feita, cada parte parece que é um livro novo, um livro diferente, não que eles não conversem entre si, existe um elo entre todas as partes, mas é nítido onde cada poesia deve estar, se alguém bagunçasse as poesias saberíamos onde alocar novamente e no seu devido lugar.

Se você leu a resenha do livro A Fúria da Beleza (2006) viu que falei sobre a escrita dos múltiplos amores e de como Elisa fala sobre a própria poesia, em O Semelhante (1995) que é um livro anterior a A Fúria da Beleza, Elisa já falava sobre tais temas, e aqui compartilho com vocês que pra mim Elisa falou com uma certeza, convicção e uma maturidade maior em O Semelhante.

Em A cada dia seu verso podemos perceber que Elisa nasceu pra isso, pra ser poetisa, pra declamar suas poesias, para nos encantar com suas palavras vividas. Elisa é tão apaixonada, amante e esposa da poesia que em 2008 criou a Casa Poema, no Rio de Janeiro, no qual realiza recitais de poesias, a Casa é composta por uma biblioteca, salas de aula, teatro e um café. Nas referências vai ter o link da página do Facebook.

Em descobrimento de Brasis o ‘livro’ dentro de O Semelhante que mais me tocou, mais me encantou, maios me chamou a atenção. Aqui Elisa escancara a mentira da democracia racial, dá voz as nossas angustias, reclama da opressão racial, se consola com a mãe e presta lindas homenagens aos grandes que o Brasil não valoriza, Zezé Motta e Grande Otelo.

PROFECIA

Um dia eu vou rir disso tudo
vou ter saudade do medo que eu tinha de não ter dinheiro amanhã
Um dia vou ser irmã da certeza
de comer, dormir e comprar disco todo dia
e ter galinha no quintal e viver bem
Um dia, meu bem
me verás vestida de ouro
e pensarás que vou a uma festa
A festa será aquela, esta de estar em casa sem tensão
sem terceira imundície
Um dia meu irmão te direi: Não te disse?:
E serei a negra mais feliz do Brasil
Não serei imbecil
Serei sábia e sutil na riqueza
Eu que era ovelha negra da quadrilha
vou sustentar a família
com tanta beleza
Um dia vou pôr a mesa
que o mundo guardou para mim
Patroa e empregada
do meu próprio festim!

Elisa Lucinda - O Semelhante

Esse livro assim como A Fúria da Beleza peguei na Biblioteca dos Barris, infelizmente de seus 14 livros, apenas tem disponível na biblioteca 2 livros.

Os seus livros são:
A Lua que menstrua (produção independente, 1992)
Sósia dos sonhos (produção independente)
O Semelhante (Ed. Record, 1995)
Eu te amo e suas estréias (Ed. Record, 1999)
A Menina Transparente (Ed. Salamandra)
Coleção Amigo Oculto (Ed. Record)
50 Poemas Escolhidos pelo Autor (Edições Galo Branco, 2004)
Contos de Vista (Ed. Global, 2005)
A Fúria da Beleza (Ed. Record, 2006)
A Poesia do encontro – Elisa Lucinda e Rubem Alves (Ed. Papirus, 2008)
Parem de falar mal da rotina (Ed. Leya – Lua de papel, 2010)
A Dona da Festa (Grupo Editorial Record/Galerinha Record, 2011)
Fernando Pessoa, o Cavaleiro de Nada (Ed. Record, 2014)
Vozes Guardadas (Ed. Record, 2016)




Referências:
Casa Poema: https://www.facebook.com/casapoemarj/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras