Entrevista com Vanessa Cerqueira - Poeta


Olhaa só mais uma entrevista, essa Uma Leitora Negra não brinca não heim, agora com a segunda entrevista com a poeta Vanessa Cerqueira, uma lindeza que conheci em uma edição conjunta do Lendo Mulheres Negras e Leia Mulheres, essa pessoa maravilhosa é da UNEB e óbvio que colei nela kkkk já chamei e muito pra participar de eventos que estava na organização e ela gentilmente participou de todos e foi maravilhoso ♥

Uma Leitora Negras: Quem é Vanessa Cerqueira?
Vanessa Cerqueira: Bom eu sou poetisa e estudante de letras vernáculas na UNEB futura professora do ensino básico.

Uma Leitora Negras: Quando foi que você começou a escrever poesia ou algum outro tipo de escrita, contos, crônica?
Vanessa Cerqueira: Eu comecei a escrever muito nova, comecei a escrever poesia ainda durante a infância eu escrevia muito nos cadernos da escola, no fundo do caderno da escola.

Uma Leitora Negras: Desde o início você já se reconhecia como mulher negra lésbica?
Vanessa Cerqueira: Ahh sempre, desde que eu me entendo enquanto sujeito eu me reconheço como mulher negra e lésbica.

Uma Leitora Negras: E você já falava isso nas suas escritas?
Vanessa Cerqueira: Eu passei a falar tais questões nas minhas escritas quando eu comecei a amadurecer isso lá por volta dos 16 ou 17 anos que eu comecei a escrever pautando esses assuntos.

Uma Leitora Negras: Você pensa em escrever um livro ou algo parecido?
Vanessa Cerqueira: Sim! penso, mas sendo algo mais pro futuro, não por agora, talvez mais tarde eu pense em escrever livros.

Uma Leitora Negras: E seria um livro com que estilo literário?
Vanessa Cerqueira: Bom seria um livro de poemas com o tema sobre negritude, sobre lesbianidade, sobre mulheres, esses temas que eu gosto mais de escrever, sobre amor também.

Uma Leitora Negras: Você disponibiliza seus poemas no Facebook porque você faz isso e o que a influência disponibilizar nas redes sociais a sua escrita?
Vanessa Cerqueira: Primeiro por incentivo das pessoas que leem meus poemas elas pedem pra eu disponibilizar, quando eu paro de disponibilizar no Facebook elas continuam pedindo e também porque eu acho que se eu escrevo é pra alguém ler então eu disponibilizo sem nenhum problema no Facebook pra que as pessoas leiam aquilo que eu escrevo.

Uma Leitora Negras: Já teve algum caso de alguém usar sua poesia e não dar a devida referência a você?
Vanessa Cerqueira: Até o presente momento eu desconheço que alguém tenha feito esse tipo de coisa.

Uma Leitora Negras: Quem são essas pessoas que pede pra você publicar os poemas?
Vanessa Cerqueira: Normalmente são pessoas que me seguem no Facebook e pessoas que já me viram recitar em algum sarau, tipo eu recito no sarau e as pessoas vão e me adicionam no Facebook.
  
Uma Leitora Negras: Quem são suas referências literárias e também de vida?
Vanessa Cerqueira: Mulheres negras em sua grande maioria, Conceição Evaristo é uma delas sou muito fã, Cidinha da Silva, Lívia Natália, Carolina Maria de Jesus, todas essas mulheres negras escritoras e intelectuais.

Uma Leitora Negras: O que mais lhe inspira a escrever?
Vanessa Cerqueira: Nossa acho que o que me inspira a escrever é a vida, eu escrevo sobre a vida, acho que é a minha maior inspiração, eu não tenho assim coisas especificas que me inspiram a escrever, sabe eu posso me inspirar em escrever sei lá de uma folha que estou vendo cair e até  de momentos da minha vida ou coisas que eu presencio, coisas da vida que mais me inspiram a escrever.

Uma Leitora Negras: E como é que se constrói o processo criativo?
Vanessa Cerqueira: As vezes o poema surge do nada em momentos mais inusitados possíveis e as vezes eu paro para escrever, eu me concentro, eu fico em um lugar em silêncio, eu observo alguma coisa tento escrever a partir daquilo que eu estou observando ou o poema pode surgir em uma roda de amigos e do nada ter uma ideia fantástica e escrever um poema ali mesmo no local onde estou.

Uma Leitora Negras: Quantas vezes e quando foi que você participou do Slam?
Vanessa Cerqueira: Eu participei do Slam para competir uma vez e participei em todas as edições para prestigiar como ouvinte, foi logo assim quando surgiu o Slam das minas que eu participei para competir em uma das primeiras edições não lembro o ano em especifico.

Uma Leitora Negras: Mudou algo na sua vida depois do Slam?
Vanessa Cerqueira: Depois que eu comecei a conhecer os saraus e o Slam mudou muito, eu passei a transitar mais por esses espaços, a prestigiar esses espaços, eu comece a me engajar mais com a arte da periferia e a conhecer esses artistas, essas novas narrativas.

Eu passei a enxergar que a periferia não era somente aquilo que me diziam, não era somente aquele quadro de violência que vê na televisão, que na perifa tem arte, que a perifa produz, que a gente tem cultura ao contrário do que sempre me disseram, quando eu comecei a frequentar os saraus e os Slam eu passei a ver isso, que a gente tem intelectualidade dentro da periferia.

Uma Leitora Negras: Onde você já chegou por causa da sua poesia?
Vanessa Cerqueira: Eu cheguei a muitos lugares por conta da poesia, digamos que eu cresci muito por conta da poesia, amadureci muito, eu comecei a transitar em espaços de sarais e Slam, eu comecei a conhecer mais as pessoas, eu era uma pessoa muito tímida que não falava, eu não falava em público de jeito nenhum, depois que eu comecei a recitar, a poesia me deu essa liberdade de falar, por meio da poesia eu comecei a ter o poder da fala, eu falo por meio dos versos, pra uma pessoa que não falava, não abria a boca na frente do público quando eu comecei a recitar foi como se eu tivesse me libertado de algo.

Uma Leitora Negras: O que você pensa e planeja pro futuro?
Vanessa Cerqueira: Perguntas sobre o futuro são sempre difíceis de responder, eu penso muita coisa para o meu futuro, mas assim pro futuro mais próximo o que eu tenho em mente é que eu quero me formar para ser professora, porque eu acredito no poder da educação, eu acredito que por meio da educação eu posso mudar o mundo, eu acredito que a educação liberta, que ela salva, principalmente quando a gente trabalha uma educação anti racista, anti lgbtfobica, anti machista, então eu pretendo ser essa professora. O meu futuro agora é ser uma professora que mude esse sistema educacional, que mostre pros meus alunos de escolas públicas que vieram de onde eu vim que são como eu sou que a gente tem intelectualidades que a gente tem arte, cultura, diferente daquilo que a branquitude racista nos diz.

Uma Leitora Negras: E referente a Vanessa poetisa?
Vanessa Cerqueira: Pretendo continuar fazendo mais poesias, recitando em mais e mais saraus até chegar o momento da produção do meu livro, até o momento que eu vou parar e dizer esse é o momento de escrever o meu livro.


Vanessa Cerqueira - Poeta 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Literatura Infantil: 5 escritores negros baianos

Literatura negra erótica

Literatura e referencial teórico em PDF - Escritoras Negras